A revolução digital fez com que muitas tecnologias comuns em empresas ficassem ultrapassadas, sendo amplamente substituídas. Um exemplo é o telefone tradicional que abriu espaço para o PABX virtual.

A arquitetura da comunicação empresarial passou por inúmeras mudanças e, atualmente, as vantagens de um modelo virtual são inegáveis.

Você já conhece os benefícios do PABX Virtual para a sua empresa?

Continue lendo e descubra as inúmeras vantagens de atualizar o seu modelo de comunicação empresarial.

O que é um PABX?

Antes de falarmos sobre as diferenças entre esses sistemas, é importante compreender o que é um sistema PABX.
De forma simplificada, trata-se de um sistema que possibilita conexões telefônicas padronizadas em escritórios de todos os tamanhos. Funciona de forma semelhante a uma central telefônica (sem um operador, claro!).

Ele surgiu como uma alternativa mais eficiente a telefonia padrão, pois integra linhas e ramais, oferecendo mais eficiência para o dia a dia de qualquer empresa.

Essa é uma tecnologia analógica que necessita da instalação de equipamentos físicos no escritório.

E o que é um PABX Virtual?

O PABX Virtual utiliza a tecnologia VoIP, ou seja, ele permite o uso de ramais em qualquer dispositivo com acesso à internet.

Em outras palavras, não é necessário a instalação de equipamentos para que funcione, basta instalar softwares em computadores, tablets ou smartphones.

Em um cenário onde o home office está cada vez mais comum, esta se torna uma solução mais inteligente para inúmeras empresas.

Mas as diferenças não param por aí. Confira!

Diferenças entre PABX Virtual e Tradicional?

Agora você já sabe o que é o PABX e compreende a diferença entre as tecnologias tradicional e virtual. Mas o que isso implica na prática e o que levar em consideração na hora de contatar?

Confira abaixo as principais diferenças entre o PABX Virtual e o tradicional.

Custo de instalação e manutenção

No modelo tradicional não tem para onde correr, é necessário passar por todo o processo de instalação que é demorado, caro e está preso em um só local.

É necessário instalar uma série de aparelhos, cabeamento e a contratação de uma equipe especializada para realizar todo esse processo.

Sua empresa tem mais de um escritório?

Então, será necessário adquirir uma solução para cada localidade, ou seja, sua empresa precisará ter mais de um número.

Isso leva em conta todo o gasto para realizar duas instalações e a manutenção de todos esses equipamentos.

Quando falamos do PABX Virtual não é necessário nada disso, basta baixar o software no dispositivo escolhido e fazer login. Simples, não é?

Ou seja, é possível utilizar o serviço de onde você estiver, seja em escritórios diferentes, da casa do colaborador ou de outro país!

Dessa forma, o custo do serviço virtual é muito menor do tradicional.

Flexibilidade de uso

O PABX tradicional é um sistema que utiliza sistemas físicos para funcionar, ou seja, naturalmente ele tem um limite de quantos ramais podem operar, por exemplo.

Sendo assim, se sua empresa está em amplo crescimento, adotar esse tipo de sistema pode ter uma data de validade.

Em paralelo, o PABX Virtual tem uma estrutura completamente baseada na nuvem, ou seja, é possível escalar sem limites a depender do plano contratado.

Uso de internet

O sistema telefônico tradicional não precisa de internet para funcionar. Por outro lado, o PABX Virtual é dependente da internet, dessa forma, o empresa precisa se preparar para oferecer uma boa conexão.

Adaptabilidade para inúmeros contextos

O contexto da pandemia da Covid-19 deixou muitas empresas em alerta sobre a escolha de sua infraestrutura.

Aquelas que contavam com PABX Tradicional se viram desesperadas ao tentar atomizar sua rede de atendimento e levar para a casa de seus colaboradores.

Neste cenário, foi necessário inovar e reinvestir em um sistema que já existia.

Já para as empresas que apostaram em uma solução moderna e baseada na Nuvem bastou que os colaboradores levassem o computador empresarial para suas casas e o conectassem à internet. Muito simples, não é?

Os principais recursos do PABX Virtual

O PABX Virtual é algo realmente bastante versátil e que pode ser inserido em diversos contextos.

Alguns das suas funcionalidades mais utilizadas pelas empresas estão descritas abaixo:

Gravação de chamadas
Por ser um serviço na nuvem, a gravação e armazenamento de todas as chamadas realizadas pelos colaboradores é bem simples.

Possibilidade de obter novos números
A obtenção de novos números é um processo muito simples. É possível, por exemplo, utilizar DDD personalizado para cada região, conferindo uma maior confiabilidade a sua empresa.

Acompanhamento em tempo real
Nunca foi tão importante ter dados em tempo real. O PABX Virtual permite que isso seja feito de forma simples e intuitiva, gerando inúmeros relatórios detalhados.

Esses relatórios também são fonte de dados importantes para identificar possíveis melhoras, resolvendo uma das grandes dificuldades de empresas que lidam com um grande volume de atendimentos: determinar indicadores de desempenho para melhoria contínua.

Integração com CRM
Uma empresa moderna conta com inúmeros sistemas para gestão de seus clientes, sendo assim, a integração entre eles é muito importante para garantir uma alta qualidade de atendimento.

Gerenciamento de filas de atendimento
Uma das vantagens do PABX Virtual é a possibilidade de gerenciar a fila de atendimento da forma que bem entender, distribuindo as chamadas de forma automática e otimizando o atendimento.

Conclusão

Está claro que o PABX Virtual tem todas as funcionalidades da telefonia tradicional e muitas outras funções.

É um sistema flexível e capaz de se adaptar às configurações de sua empresa, estejam seus colaboradores no escritório, em casa ou do outro lado do mundo.

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